Descolamento de retina
O descolamento de retina é uma condição ocular grave em que a retina (camada que fica no fundo do olho e é responsável por captar o estímulo luminoso) se descola do tecido em que ela normalmente deve repousar. A retina descolada perde grande parte da sua nutrição, o que acaba provocando a morte de suas células e perda da percepção visual. Os principais riscos para o descolamento de retina são a alta miopia, história de trauma ocular ou cirurgia de catarata e a história familiar.
Normalmente o descolamento de retina se manifesta pela percepção de flashes de luz, aparecimento de moscas volantes e o escurecimento na periferia da visão, como se fosse uma cortina escura.
O descolamento de retina é diagnosticado durante o exame ocular de fundo de olho. O diagnóstico precoce é a chave para o sucesso do tratamento.
As opções de tratamento são diversas e são escolhidas dependendo de cada situação. A fotocoagulação a LASER é utilizada nos casos de descolamento de retina inicial. Outra opção é a retinopexia pneumática, em que é injetado um gás dentro do olho para reposicionar a retina, contudo essa técnica é reservada para situações bem específicas. Na técnica de “buckle escleral” é colocada uma banda de silicone ao redor do olho, o que fez a retina se posicionar corretamente. Por fim, na técnica de vitrectomia posterior é retirado o vítreo responsável pela tração da retina e injeta-se ar ou óleo de silicone para reposicioná-la.
A NeoVisio Oftalmologia conta com especialistas na área que poderão tirar as suas dúvidas e lhe atender sempre da melhor maneira!