51 3517 8550 - WhatsApp 51 99302 7558 contato@neovisio.med.br

Ceratocone

O ceratocone é uma alteração da córnea em que ela perde o seu formato original mais “arredondado” e assume um formato mais irregular e cônico. A doença desenvolve-se geralmente na adolescência e pode progredir durante a vida adulta. Os primeiros sinais estão geralmente associados a aumento do grau de forma assimétrica, ou seja, aumento desproporcional em um dos olhos comparado ao outro. No ceratocone inicial, geralmente o óculos é o suficiente para restabelecer a boa visão, contudo, conforme o ceratocone progride, somente as lentes de contato rígidas são capazes de fornecer boa visão.

Em casos em que a lente de contato não é tolerada, existe a possibilidade de melhorar a regularidade da córnea com o implante do anel de Ferrara. Essa cirurgia é indicada para casos de ceratocone leve a moderado e pode melhorar a visão em até 80% dos casos.

O Cross-linking de colágeno, diferente do Anel de Ferrara, é um procedimento que tem como objetivo estabilizar o ceratocone. Está indicado naqueles pacientes que têm boa visão porém apresentam sinais de que a doença está progredindo. Ao criar ligações entre as fibras de colágeno da córnea, a córnea é fortalecida e o ceratocone estabiliza em 95% dos casos.  

O transplante de córnea, tanto na sua técnica penetrante quanto na técnica lamelar, está indicado em casos de ceratocone avançado, em que não é possível realizar o implante do anel de Ferrara nem o uso de lentes de contato. Apresenta altas taxas de reabilitação visual e é uma das situações onde o transplante de córnea apresenta o seu maior sucesso.

A NeoVisio Oftalmologia coloca à disposição todo o tratamento e acompanhamento necessário para o ceratocone. Agende uma consulta e tire as suas dúvidas!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/neovisio/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/neovisio/www/wp-includes/functions.php on line 5420