Catarata
Podemos afirmar que todas as pessoas em algum momento da vida irão apresentar catarata em maior ou menor grau, já que a principal causa para o seu desenvolvimento é a idade.
Com o passar dos anos, o cristalino, que é uma lente transparente que fica dentro do olho e é responsável por fazer o foco da visão, começa a ficar opaco até um ponto em que passa a atrapalhar a entrada da luz no olho. É como se fosse um relógio em que o vidro está opaco: apesar de toda a máquina estar funcionando, você não consegue enxergar os ponteiros devido a opacidade do vidro. Trocando-se o vidro, tem-se um relógio em perfeito funcionamento. No olho, pode-se fazer algo semelhante: trocar o cristalino opaco, ou seja, com catarata, por uma lente transparente de um material totalmente compatível com o olho humano, conhecida como lente intraocular.
A cirurgia da catarata é a única possibilidade de tratamento possível, e consiste, portanto, na remoção da catarata com o uso de um aparelho de ultrassom e implante da lente intraocular no mesmo momento. O procedimento está entre os mais seguros com o desenvolvimento das modernas técnicas de microcirurgia e a chance de complicações é muito baixa. A cirurgia é ambulatorial, ou seja, não precisa de internação e a recuperação visual costuma ser rápida.
Com o desenvolvimento tecnológico das lentes intraoculares, atualmente é possível realizar correção do grau de óculos existente antes da cirurgia, possibilitando além da melhora da visão, grande independência do óculos. Cabe ao médico e ao paciente, em conjunto, decidirem qual a melhor opção para cada caso.
A NeoVisio Oftalmologia conta com especialistas na área que poderão tirar as suas dúvidas e lhe atender sempre da melhor maneira!