Cirurgia vítreo-retiniana
A vitrectomia é a cirurgia realizada para remover parte ou todo o humor vítreo (gel natural que preenche a parte posterior do olho). O termo vitrectomia via pars plana é geralmente utilizado para um grupo de cirurgias em que se necessita remover a parte mais profunda do vítreo, o qual está em íntimo contato com a retina.
A vitrectomia posterior via pars plana é realizada para o tratamento de diversas doenças oculares, incluindo o descolamento de retina, a membrana epirretiniana (ou pucker macular), a retinopatia diabética, o buraco macular e a hemorragia vítrea. Em algumas situações, pode ser associada a outra técnica de cirurgia vitreorretiniana como o buckle escleral.
Após a cirurgia, há a necessidade de se utilizar colírios por algumas semanas. Nos casos em que se utiliza bolha de gás durante a cirurgia, como nas cirurgias de descolamento de retina, pode ser necessário manter alguma posição de cabeça no pós-operatório até o gás se dissolver totalmente. Deve-se evitar viagens de avião enquanto o gás estiver presente.
A recuperação visual após a vitrectomia depende da condição subjacente que levou a necessidade de cirurgia. No caso de um olho saudável que sofreu hemorragia, por exemplo, pode ocorrer retorno total da visão. Em condições mais graves, como descolamentos de retina de repetição ou retinopatia diabética, a visão final pode ser suficiente para caminhar (visão ambulatorial).
A NeoVisio Oftalmologia conta com especialistas em cirurgia vitreorretiniana que poderão tirar as suas dúvidas e lhe atender sempre da melhor maneira!