Cirurgia de Pterígio
O pterígio consiste no crescimento anômalo da parte branca do olho, chamada de conjuntiva, sobre a parte que fica à frente do colorido do olho, chamada de córnea. Em situações em que o pterígio tende a apresentar inflamações recorrentes ou esteticamente provoca desconforto está indicada a sua retirada com cirurgia.
A cirurgia é realizada a nível ambulatorial, com anestesia local, tendo o paciente alta no mesmo dia. O retorno às atividades normais leva em torno de 3-5 dias e a recuperação total do procedimento leva em torno de um mês.
Para reduzir a chance de o pterígio voltar após a cirurgia empregamos a técnica chamada de autotransplante de conjuntiva, em que um pequeno pedaço de conjuntiva da parte de baixo do olho é colocada no local onde foi retirado o pterígio para bloquear o seu crescimento. Com isso, reduzimos a chance de recidiva do pterígio para 5%.
Após o procedimento, é necessário o uso de colírios por cerca de um mês e de um protetor ocular à noite por cerca de 1 semana.
A NeoVisio Oftalmologia conta com especialistas em cirurgia de pterígio que poderão tirar as suas dúvidas e lhe atender sempre da melhor maneira!